A Escolha da Cultivar para o Plantio de Soja

A escolha da cultivar para o plantio de soja é essencial para que o produtor rural atinja a produtividade desejada. Cada cultivar terá seu máximo de produção (teto produtivo), mas esse nível só é atingido quando as técnicas de manejo, o clima e as condições estão alinhados com as necessidades da cultivar. Então, de nada adianta o produtor escolher a cultivar que mais produz se as condições necessárias para ela se desenvolver não são típicas da sua região e/ou não podem ser proporcionadas por ele.

 

Geralmente, as empresas ou instituições que disponibilizam e fornecem sementes possuem um catálogo com as informações necessárias sobre as cultivares. Assim, fica mais simples de identificar que aquelas sementes fazem sentido para o plantio de cada produtor.

 

Considerando os custos com sementes, é necessário que a escolha da cultivar para o plantio da soja seja assertiva, para garantir segurança à produção. Portanto, recomenda-se que novas cultivares sejam testadas em pequenas áreas, inicialmente.

 

Patógenos, hospedeiros e qualquer outro possível problema que seja exclusivamente da região em que será plantada a cultivar, devem ser levados em conta sempre. Se você não tiver a disponibilidade de combatê-los, terá prejuízos na lavoura.

 

O ciclo da planta deve ser levado em conta também, calculando o tempo total da safra e de cada fase, se utilizando se um planejamento bem feito. A Produtécnica oferece assistência desde a fase de planejamento a cada um dos clientes. Por isso, se você ainda não é nosso cliente, comece agora e receba esta assistência. Se você optar por plantas diversas cultivares, precisa ainda mais pensar em escalonamento de colheita, operações de manejo e outras questões.

 

Então, a melhor cultivar não existe. O que existe, é uma escolha daquela que pode ser produtiva na sua região. Analise cada ponto e descubra qual cultivar mais específica e com maior potencial produtivo para a sua lavoura!

Voltar
aioria