A importância da sustentabilidade para os negócios

Os ganhos são diversos em trabalhar dentro de princípios da sustentabilidade.
O desafio das empresas hoje em dia é saber como incorporar os conceitos de sustentabilidade ao dia a dia dos negócios. Durante muito tempo acreditou-se que sustentabilidade custa caro, ou que era apenas para grandes empresas. Mas essas são ideias ultrapassadas, e devem ser abandonadas, sob o risco dos pequenos negócios perderem competitividade frente a concorrentes preparados para atender às demandas dos mercados por uma produção mais limpa e socialmente justa.
Há diversos ganhos em trabalhar dentro de princípios de sustentabilidade, basta compreender onde esses conceitos se encaixam dentro do negócio. Podem haver ganhos na economia de matérias-primas, de energia, nos processos de produção ou no descarte adequado de resíduos.
Em questões sociais, os ganhos podem estar na relação ética com consumidores e fornecedores, em participar de forma cidadã nas comunidades que são impactadas pelo negócio, em utilizar a publicidade não apenas para vender produtos e serviços, mas também para reforçar boas práticas e cidadania.
No aspecto econômico, compreender que a empresa não é apenas uma máquina de ganhar dinheiro, mas também uma organização que é parte da qualidade de vida de seus gestores, das famílias envolvidas e das comunidades as quais atende.
Segundo Jonh Elkington, criador do conceito de equilíbrio ambiental, social e econômico, para a sustentabilidade o lucro não deve ser o principal objetivo de uma empresa. O lucro é apenas uma parte essencial para que a empresa busque sempre cumprir a sua missão. Essa missão deve ser o objetivo principal da empresa.
Fonte: Sebrae

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