Dia Nacional da Conservação do Solo

O dia 15 de abril foi definido como Dia Nacional da Conservação do Solo devido a promulgação da Lei Federal n. 7.876, de 13/11/1989, esse dia foi escolhido em homenagem a Hugh Bennett, que foi pioneiro na área da conservação do solo nos Estados Unidos.
Esse dia tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de preservar e utilizar de forma adequada nosso solo, que já sofre muita degradação. Atualmente, 33% dos solos mundiais estão degradados, entre os motivos desse problemas estão: erosão, salinização, compactação, acidificação e contaminação.
No Brasil, os maiores problemas encontrados no solo são a erosão, a perda de carbono orgânico, a salinização, poluição, acidificação e o desequilíbrio de nutrientes. A maioria desses problemas são causados pela desinformação, que faz com que as pessoas retirem da terra mais nutrientes do que são repostos.
Além dos solos serem essenciais para o plantio e a colheita dos nossos alimentos, eles também desempenham um papel fundamental na diminuição das alterações climáticas, absorvendo o carbono e outros gases que causam o efeito estufa.

Voltar
aioria