Ministra irá para a China tratar da exportação de soja

A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, pronunciou nesta segunda-feira (22) ter tratado da viagem internacional que fará no próximo dia 6 de maio. O objetivo é ampliar o mercado para produtos brasileiros. Essa informação foi anunciada em entrevista depois de reunião com lideranças do setor agropecuário em São Paulo.

“O Brasil exportou para a China no ano passado 88% do total das vendas externas de soja. Nós somos parceiros confiáveis, temos qualidade, nossa soja tem mais proteína. Então, precisamos dizer que continuamos e queremos continuar sendo parceiros. É fundamental ir lá e afirmar isso”, argumentou a ministra. Tereza Cristina acrescentou que também debateu com representantes do setor a necessidade de agregar maior valor aos produtos de exportação brasileiros.

Em Pequim, haverá reunião de governo e, em Xangai, ela participará da feira Sial, o maior evento do setor de alimentos do país. Tanto em Tóquio, quanto nas cidades chinesas estão previstas ações de promoção do café brasileiro, produto da pauta de exportações que enfrenta queda dos preços no mercado externo. “A gente não vai falar sobre o preço, mas sobre o mercado. É claro que o Brasil ainda tem espaço para aumentar as suas exportações e é isso que nós vamos fazer com todos os produtos, com as frutas, carnes, enfim, tudo o que for possível”, declarou.

Tereza Cristina lembrou que ainda irá, na mesma missão, “ao Vietnã para conversar com mercado da carne (proteínas), e à Indonésia, também para falar da abertura de novos mercados”.

Fonte: Governo Federal

Voltar
aioria