Safra 2017/2018 – Supersafra de soja

As supersafras fazem com que o produtor tenha medo de que haja um excesso de oferta e estoques, promovendo assim queda nos preços. De 2012 até hoje o crescimento da safra tem sido de 20 milhões de toneladas por ano, enquanto nos 40 anos anteriores a produção cresceu apenas 5 milhões de toneladas. Mas, ainda assim, o preço da soja continua bom, puxado especialmente pela super demanda.
A demanda robusta de importadores, como a China, o maior deles, já está esgotando os estoques nos EUA, o segundo maior exportador. Isso explica porque os preços da soja estão ultrapassando os mercados de outros cultivos. Contratos futuros registraram dois ganhos trimestrais consecutivos, e os investidores apostam que a alta vai continuar.
Os produtores brasileiros geralmente começam a plantar sua safra entre meados e o final de setembro, enquanto os produtores dos EUA se preparam para colher. A diferença entre os períodos de cultivo significa que os compradores globais tendem a passar para as remessas sul-americanas no primeiro trimestre.

Voltar
aioria