INICIO > BLOG

Blog

Agricultura planeja adequar exigências do Simples Nacional a pequenas agroindústrias

 

07/05/2013 - Producao de laticinios derivados do leite de bufala. Oswaldo Ferreira di Paula e criado de bufalos a 20 anos. Sao 200 cabecas em 49 hectares com uma producao mensal de tres toneladas de queijo de bufala. Ha 10 anos ele pegou um emprestimo de 4.500 reias do PRONAF para investir na agroindustria. Foto: Andrea Farias-MDA.

  •      Estrutura física e equipamentos terão normas flexibilizadas, para reduzir cobranças incompatíveis com o tamanho dos estabelecimentos
  •      O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e o Sebrae estão trabalhando para compatibilizar a regulamentação das pequenas agroindústrias com a lei do Simples Nacional (Lei Complementar 123/2006), especialmente em relação à fiscalização das microempresas e empresas de pequeno porte.
  •      A ministra Kátia Abreu debateu com o diretor-presidente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Guilherme Afif Domingos, instrumentos para desburocratizar a atividade das pequenas agroindústrias, nesta quinta, dia 10. A legislação determina que esse tipo de fiscalização – das micro e pesquenas empresas – deverá ter natureza prioritariamente de orientação, inclusive em relação a aspectos sanitários.
  •      Kátia Abreu afirmou que, com o objetivo de reduzir cobranças incompatíveis com o tamanho da atividade dos estabelecimentos, o Mapa vai flexibilizar exigências em relação à estrutura física e equipamentos. Serão contempladas as pequenas agroindústrias de lácteos, mel, ovos, pescados, aves e embutidos. Hoje em dia, grande parte desses agricultores tem dificuldade de se regularizar, porque as normas levam em conta apenas a realidade das agroindústrias de maior porte.

 

 

 

 

 

 

Fonte: http://www.canalrural.com.br/

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp