INICIO > BLOG

Blog

Período vegetativo

O ciclo da soja é dividido em dois estágios: o vegetativo e o reprodutivo. O estado vegetativo, que vai do 5º ao 50º  dia, vai do crescimento do primeiro broto, até o início do florescimento das plantas, quando as duas primeiras fases são denominadas pelas letras VE (Emergência) e VC (Cotilédone), seguido de uma subdivisão por números, como V1, V2, V3…, que são descritos com a contagem de números de nós a partir da fase cotilédone.7

A fase de emergência,1º a 7º dia desta etapa, também chamada VE, consiste no período em que os cotilédones se encontram, já acima da superfície do solo. É necessário observar a germinação e suas possíveis falhas, o estabelecimento do stand, excesso, ou falta de umidade e doenças. Já no estádio de cotilédone, que vai do 8º ao 14 dia desta etapa, também identificado como VC, os cotilédones já se encontram abertos, devendo atentar-se a formação da unifoliolada, formação do trifoliolada e o número de nós. Neste momento, há possibilidade de doenças e pragas do solo.

No primeiro nó, V1, que ocorre do 15º ao 21º dia, as folhas unifolioladas estão completamente desenvolvidas, já no segundo nó, que ocorre do 22º ao 28º dia, a primeira folha trifoliada está completamente desenvolvida.  No terceiro e quarto nó, que vai do 29º ao 35º, é quando a segunda e a terceira folha trifoliada,respectivamente, estão completamente desenvolvida, e assim sucessivamente até chegar ao sexto nó, quando a quinta folha trifoliolada está completamente desenvolvida, sendo recomendável, nesta fase, atentar-se aos sinais de toxidez ou deficiência nutricional nas folhas.

Fonte: Canal Rural

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp