No quesito qualidade da semente, o armazenamento possui um papel muito importante, afinal as sementes ficam submetidas a esse tratamento por um longo período, que deve seguir alguns cuidados. O grande objetivo desse processo é a manutenção da sua qualidade durante todo o tempo em que ficarão armazenadas, aumentando o período de durabilidade da semente.
O armazenamento deve ser feito em galpões ventilados, proporcionando uma temperatura amena, de cerca de 25°C. É preciso controlar a umidade e temperatura do ambiente, para que a qualidade das sementes não seja alterada. Se armazenadas em locais com umidade elevada, as sementes buscarão o equilíbrio higroscópio com o ar (aumentando a umidade das sementes), dando início a instalação de fungos que irão favorecer a aceleração do processo de deterioração.
Além disso, as sementes devem ficar armazenadas com uma distância considerável das paredes dos galpões, cerca de 1,5m. Durante o transporte é preciso que tudo seja feito com certa cautela, afinal grandes impactos podem gerar danos na estrutura da semente.