INICIO > BLOG

Blog

Cuidados na pós-colheita

Os grãos de soja produzidos são utilizados nos diferentes setores agroindústrias do país, e necessitam de armazenamento adequado, para garantir a disponibilidade de matéria prima de qualidade na entressafra. Porém, o que observamos no setor é que ainda existem problemas no armazenamento, que reduzem a qualidade da matéria-prima, e em muitos casos a impossibilitam de utilização. Isso ocorre devido a formação de grãos avariados, como grãos ardidos, mofados, fermentados, germinados e queimados, que além de apresentarem riscos para o consumo humano e animal, dificultam também o processo industrial, devido a redução da qualidade da matéria prima, apresentando menor rendimento no processo de industrialização.
A qualidade de armazenamento está relacionada com a qualidade inicial dos grãos. Porém, durante o período de armazenamento, os grãos são influenciados por fatores como temperatura, umidade dos grãos, umidade relativa do ar, atmosfera de armazenamento, teor de grãos quebrados, teor de impurezas, presença de micro-organismos, insetos, ácaros e tempo de armazenamento, que podem provocar perdas qualitativas e quantitativas dos grãos.
Dentre as perdas observadas nos grãos, podemos destacar as quantitativas, que são representadas pelas perdas de peso e umidade, provocadas pelos processos de respiração e busca pelo equilíbrio higroscópico, respectivamente. Já nas perdas qualitativas, destacam-se as perdas de sabor, odor, valor nutricional, metabólitos, parâmetros fisiológicos (germinação e vigor), e aumento do risco de micotoxinas, além da desvalorização de mercado.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp