INICIO > BLOG

Blog

Mercosul e a unificação de Agroquímicos

Uma proposta ousada para uniformizar a legislação em torno do uso de agroquímicos em países vizinhos da América do Sul foi discutida  na 36ª Reunião Ordinária do Conselho Agropecuário do Sul, em Buenos Aires, na Argentina. Ministros da Agricultura de Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai e Uruguai apresentarão levantamento dos produtos usados nas lavouras – com objetivo de padronizar as biotecnologias agrícolas. Blairo Maggi representará o Brasil no encontro.

– É preciso ter um padrão comum de uso de tecnologias entre países vizinhos, onde produtos agrícolas circulam livremente – defende Gedeão Pereira, presidente da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul).

O dirigente cita contradições como o fato de uma molécula química ser proibida no Brasil e autorizada no país vizinho, o qual vende sua produção para consumidores brasileiros. Um dos casos emblemáticos é o do arroz, produzido no Paraguai com agrotóxicos proibidos aqui, mas vendido livremente para o nosso mercado.

O entendimento de representantes do agronegócio  é de que o Mercosul e países parceiros precisam se unir para se fortalecer diante de blocos econômicos que possuem legislações e tributações comuns – como a União Europeia.

Fonte: Zero Hora

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp