A soja louca II é uma doença causada pelo Aphelenchoides sp, e provoca redução significativa na produtividade da soja, sobretudo em regiões quentes e chuvosas. A doença tem como sintomas mais relevantes soja com haste verde, retenção foliar e abortamento de vagens antes da finalização do ciclo.
Os sintomas presentes na Soja Louca II, SL-II são visíveis no início da fase reprodutiva da soja, apresentando afilamento das folhas do topo das plantas, enrugamento das folhas e engrossamento das nervuras, além de as folhas com sintomas, apresentarem coloração mais escura e menor pilosidade, tendo por base as folhas saudáveis. Observou-se também hastes com deformações e engrossamento dos nós e vagens que podem apresentar lesões, rachaduras, apodrecimento e redução do número de grãos.
Outra situação que acompanha as plantas afetas, é o elevado índice de abortamento de vagens de um modo que impede o processo de maturação da planta, e sintomas de superbrotamento.
A alternativa atualmente para lidar com a SL – II é o manejo adequado do solo e da cultura e um controle de plantas invasoras logo após a emergência da soja.